Sistema Circulatório

O que é

Sistema circulatório é o sistema responsável por toda a circulação (de sangue e linfa) pelo organismo. Como o sangue transporta todos os nutrientes e o oxigênio para as nossas células, é fundamental que o sistema circulatório funcione perfeitamente. Além disso, é com o auxílio deste sistema que eliminamos alguns resíduos nocivos à nossa saúde.

Como funciona

O sistema circulatório é um sistema fechado de vasos distribuídos por todo o corpo. A partir de um órgão bombeador (o coração) saem canais relativamente grossos que vão se dividindo em ramificações cada vez menores até atingirem todas as células do organismo. Através desses dutos, o sangue corre pelo corpo, passa pelo pulmão (onde recebe oxigênio e libera gás carbônico), pelo sistema digestório (onde recebe nutrientes novos e deposita os resíduos que devem ser eliminados), e faz então a distribuição de nutrientes e oxigênio para todo o organismo.

Cuide bem

Cuidar bem do sistema circulatório significa ter cuidados com o coração e com os vasos sangüíneos. O fumo e a alimentação são elementos que influenciam decisivamente no funcionamento desse sistema. O fumo, naturalmente, só trás malefícios. A possibilidade de um fumante ter problema no coração é significativamente maior do que a de um não fumante. A alimentação, por sua vez, também pode trazer problemas: obesidade, altos níveis de colesterol, baixa concentração de minerais e vitaminas fundamentais ao sistema circulatório. Contudo, uma alimentação balanceada pode ser grande aliada, pois é capaz de controlar o nível de agentes nocivos (como a gordura) além de fornecer substâncias benéficas ao sistema (como sódio e potássio).